Saúde temperada

28/09/2011 às 7:00 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário
Tags: , , ,

agmjOs benefícios do alho vão muito além do sabor marcante que ele dá aos mais diversos pratos. Suas propriedades terapêuticas são inúmeras: desde redução nos níveis de colesterol e da pressão sanguínea, até sua capacidade antiinflamatória, vermífuga, anti-séptica. 
Penicilina russa, assim foi chamado o alho durante os períodos de guerra do início do século por ser um poderoso antiinfeccioso. A alicina e a garlicina, substâncias presentes no alho, possuem função anti-bacterianas e por conta de seus compostos sulfurados são normalmente eliminados pela respiração e transpiração, o que facilita sua ação no combate à infecções crônicas e agudas de pele.
A alicina também é capaz de inibir a bactéria causadora da úlcera e apontado como gatilho do câncer gástrico. O alho também é considerado diurético, hipotensor e antitérmico. Seu consumo, de forma terapêutica, pode auxiliar no tratamento contra gripes, resfriados e aftas, por exemplo, além de prevenir o usuário de tumores malignos. Indico o consumo de um dente de alho por dia, para diminuir o colesterol e a pressão arterial.
Cuidados
Atenção na hora de escolher o alho: as cabeças devem ser redondas, firmes e cheias. A parte externa precisa estar impecável e sem manchas e os dentes devem ser firmes, graúdos e unidos.
A armazenagem ideal  do alho deve ser em lugar fresco, preferencialmente frio, isso porque em lugar quente e úmido, há grandes chances de mofar e murchar.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: