Linhaça, um alimento completo

14/09/2011 às 9:08 pm | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário
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Quando perguntamos por alimentos que reúnam a maior variabilidade de nutrientes, uma boa resposta é a semente de linhaça. Em sua composição você encontra gordura, fibras, proteína e carboidratos. Um detalhe importante, é que essa gordura apresenta boa quantidade de ácidos graxos (ômega 3 e 6), que combatem a obstrução das artérias, impedindo as doenças vasculares.

Outro elemento muito interessante presente na linhaça é a lignina, que pode ajudar no combate ao câncer, segundo algumas pesquisas. De forma a garantir a saúde do organismo, existe um processo natural de autodestruição de células defeituosas. O câncer aparece quando esse mecanismo não funciona. Aí está o grande segredo, a lignina estimula a célula com problema a se destruir, impedindo o tumor de crescer.

Além disso, a linhaça á riquíssima em fibras, importantes para o trato intestinal, vitaminas A, B1, B6 e E, um dos melhores antioxidantes da natureza, que retarda o envelhecimento e diminui a ocorrência de doenças degenerativas. Ainda encontramos minerais essenciais ao funcionamento do organismo como magnésio, potássio, zinco, cálcio, ferro, entre outros.

Existem muitas dúvidas quanto à melhor maneira de se consumir a semente. Duas dicas são importantes: a linhaça possui substâncias que podem prejudicar a absorção de determinados nutrientes, então vale aquecer em fogo baixo por uns 15 minutos para eliminar este inconveniente. Outro ponto importante é que a linhaça deve ser triturada para que o organismo aproveite melhor que ela oferece. Sua casca é muito resistente e pode passar ilesa pelo aparelho digestivo. Uma leve batida no liquidificador já suficiente.

Em geral, o que se sugere são até três colheres de sopa por dia, que podem ser misturadas em iogurtes, saladas e sucos. Seja qual for sua preferência, o importante é aproveitar os benefícios deste valioso alimento.

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