Maximo Asinelli na revista Viva Saúde

29/09/2011 às 7:29 pm | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário


O nutrólogo Maximo Asinelli participou de uma consultoria na revista Viva Saúde, edição 102, que já está disponível nas bancas. O especialista participou da seção Falso ou Verdadeiro, dando dicas de saúde aos leitores.
Asinelli é especializado em Nutrologia, Vigilância Sanitária e Epidemiologia, médico Civil da Aviação com especialização no CEMAL (Centro de medicina Aeroespacial) e diretor da Clínica Asinelli em Curitiba-Pr. O médico também é membro da Rede Brasileira de estudos em Nutrigenômica, da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, da SLAN (Sociedade Latino Americana de Alimentação e Nutrição) e da SBAF (Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais).

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Saúde temperada

28/09/2011 às 7:00 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário
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agmjOs benefícios do alho vão muito além do sabor marcante que ele dá aos mais diversos pratos. Suas propriedades terapêuticas são inúmeras: desde redução nos níveis de colesterol e da pressão sanguínea, até sua capacidade antiinflamatória, vermífuga, anti-séptica. 
Penicilina russa, assim foi chamado o alho durante os períodos de guerra do início do século por ser um poderoso antiinfeccioso. A alicina e a garlicina, substâncias presentes no alho, possuem função anti-bacterianas e por conta de seus compostos sulfurados são normalmente eliminados pela respiração e transpiração, o que facilita sua ação no combate à infecções crônicas e agudas de pele.
A alicina também é capaz de inibir a bactéria causadora da úlcera e apontado como gatilho do câncer gástrico. O alho também é considerado diurético, hipotensor e antitérmico. Seu consumo, de forma terapêutica, pode auxiliar no tratamento contra gripes, resfriados e aftas, por exemplo, além de prevenir o usuário de tumores malignos. Indico o consumo de um dente de alho por dia, para diminuir o colesterol e a pressão arterial.
Cuidados
Atenção na hora de escolher o alho: as cabeças devem ser redondas, firmes e cheias. A parte externa precisa estar impecável e sem manchas e os dentes devem ser firmes, graúdos e unidos.
A armazenagem ideal  do alho deve ser em lugar fresco, preferencialmente frio, isso porque em lugar quente e úmido, há grandes chances de mofar e murchar.

A importância da alimentação para a saúde e bem-estar

26/09/2011 às 7:00 am | Publicado em alimentação, Suplementos | 1 Comentário
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gnhaerthBem-estar é mais do que simplesmente ter boa saúde. Trata-se de um estado de espírito, um sentimento que inspira cada aspecto da vida. É, por exemplo, ter energia e disposição do início ao final do dia para compartilhar momentos de qualidade sempre superior.
Alcançar o equilíbrio, estar mentalmente e fisicamente ajustado de modo que cada dia possa ser desfrutado da melhor forma possível, independente da idade. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 70% das mortes nos países desenvolvidos são atribuídas aos Ataques Cardíacos, Câncer e Acidentes Vasculares (derrames). Mais de 50% das causas destas doenças estão relacionadas ao desequilíbrio nutricional. A taxa mundial de doenças letais como diabetes, hipertensão arterial, câncer, doenças coronarianas, acidentes vasculares e suas complicações esta crescendo numa progressão espantosa, bem como outros fatores significativos, que se somados a estas elevam e muito a sua morbidade, tais como: stress, poluentes ambientais e a pressão do dia a dia. Por isso garantir uma alimentação saudável está se transformando em um desafio quase intransponível nos centros urbanos. É aí onde entram os suplementos e os auxiliadores de controle de calorias.

Salada também engorda

23/09/2011 às 9:53 pm | Publicado em alimentação | Deixe um comentário
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agmfnAliada, principalmente das mulheres, a famosa saladinha, muito utilizada em dietas, pode se tornar a principal causa do ganho de peso. Como os pais diziam: tudo em excesso faz mal e sempre deve haver um equilíbrio entre os alimentos ingeridos.
Os alimentos utilizados na salada devem ser variados, mas também devem ser escolhidos com cautela. Algumas das verduras e legumes utilizados na salada, tanto como os complementos colocados, podem ser influentes no ganho de peso. Em alguns casos podem até ser mais calóricos do que outro prato de comida.
Por falta de informação, as pessoas acabam exagerando no que parece mais gostoso, como a mistura de salada com massas, bacon e principalmente os molhos, sem saber que tudo isso pode se tornar uma bomba calórica. Os pratos de salada devem ser selecionados cautelosamente, evitando o excesso de calorias e preferindo as folhas verdes. O mais recomendável é que o primeiro prato seja uma salada colorida. Se a salada for o prato principal, ela deve ser composta por diversos grupos de alimentos, criando assim um equilíbrio. Dentro da alimentação são muito importantes verduras, legumes, proteínas e algum tipo de gordura, preferencialmente o azeite de oliva extravirgem. Aconselho evitar alguns tipos de frutas na salada como abacate, que além de conter muita gordura também é muito calórico.

Cacto brasileiro é matéria-prima para tratamento de perda de peso

19/09/2011 às 4:36 pm | Publicado em Controle de peso | Deixe um comentário
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fbdEm muitos casos, emagrecer não é simplesmente uma questão de estética, é uma fase importante em um tratamento clínico. Às vezes, não conseguir colocar o corpo dentro de seu peso ideal pode deflagrar diversos problemas de saúde e por em risco a vida do paciente. E o segredo para o sucesso pode, muitas vezes, estar na natureza bem diante de nossos olhos.
Especialistas encontraram em um cacto nacional, o Cereus sp, cuja fruta, o Koubo, guarda diversas propriedades benéficas ao emagrecimento. Este alimento é extremamente popular no Nordeste, onde é largamente utilizado em receitas doces, e pode ser encontrado em todo mercado municipal daquela região.
Devido às suas substâncias úteis no tratamento para perda de peso, foi criado um extrato a partir da fruta, da flor e do caule da planta, que pode ser manipulado em farmácias sob prescrição médica. Em sua composição é possível encontrar boas quantidades de tiramina, que diminui a vontade de comer, betalaina e indicaxantina, que são diuréticos, ômega 6 e 9, ótimos para reduzir o colesterol, e antioxidantes como a vitamina C.
“Além de aumentar a sensação de saciedade, tirando a fome, esse princípio ativo também ajuda na queima das gorduras corporais”, afirma o médico nutrólogo Maximo Asinelli, que já adicionou o Koubo a suas terapias. Ele explica que o princípio ativo do medicamento provoca o hormônio glucagon, que gerencia o usa das reservas energéticas do organismo. Isso quer dizer que o corpo é estimulado a utilizar essas reservas, aumentando a quebra das moléculas de gordura e açúcar.
O nutrólogo, no entanto, frisa que, apesar de tais avanços da medicina serem sempre muito bem vindos, o uso é somente sob aconselhamento médico. Por isso, se a pessoa estiver muito acima do peso, ela deve procurar um especialista. “Ele irá analisar o caso e definir qual a melhor terapia, que pode incluir ou não o uso de medicamentos”.

Qual o bem que a banana faz ao organismo?

16/09/2011 às 12:45 pm | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário
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dn gO símbolo natural dos trópicos é também uma fonte riquíssima em energia e elementos importantes para o organismo. A banana possui três tipos de açúcares naturais – sacarose, frutose e glicose – que combinados com suas fibras dão uma carga energética importante para quem pratica exercícios físicos pesados.
Intercalar as refeições com a ingestão de uma banana tem enormes benefícios. A fruta ajuda a evitar náuseas e mantém o nível adequado de açúcar no sangue, o que auxilia a controlar a vontade de comer mais. E se a pessoa sofre com problemas de azia, tem aí um ótimo remédio para combater o desconforto.
A banana é também uma das principais fontes de potássio que temos a nossa disposição. Este mineral tem ação central no sistema nervoso, pois faz parte do funcionamento da bomba de sódio. Simplificando, é o balanceamento de sódio e potássio dentro da célula, que permite a transmissão do impulso nervoso.
Essa substância também ajuda a combater a pressão alta e o estresse, logo, normaliza a função do coração, prevenindo enfartes. Para os atletas, ele também é muito importante por ajudar a evitar a ocorrência de cãibras, já que a atividade muscular consome o potássio do organismo.
O bom humor também é influenciado pela fruta, pois ela é rica em triptofano, um aminoácido essencial ao corpo. Ele é utilizado na composição da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, entre outras funções vitais.
Esses são apenas alguns benefícios que a banana oferece. Então, está claro que não devemos nunca deixá-la de fora de nosso cardápio.

Linhaça, um alimento completo

14/09/2011 às 9:08 pm | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário
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Quando perguntamos por alimentos que reúnam a maior variabilidade de nutrientes, uma boa resposta é a semente de linhaça. Em sua composição você encontra gordura, fibras, proteína e carboidratos. Um detalhe importante, é que essa gordura apresenta boa quantidade de ácidos graxos (ômega 3 e 6), que combatem a obstrução das artérias, impedindo as doenças vasculares.

Outro elemento muito interessante presente na linhaça é a lignina, que pode ajudar no combate ao câncer, segundo algumas pesquisas. De forma a garantir a saúde do organismo, existe um processo natural de autodestruição de células defeituosas. O câncer aparece quando esse mecanismo não funciona. Aí está o grande segredo, a lignina estimula a célula com problema a se destruir, impedindo o tumor de crescer.

Além disso, a linhaça á riquíssima em fibras, importantes para o trato intestinal, vitaminas A, B1, B6 e E, um dos melhores antioxidantes da natureza, que retarda o envelhecimento e diminui a ocorrência de doenças degenerativas. Ainda encontramos minerais essenciais ao funcionamento do organismo como magnésio, potássio, zinco, cálcio, ferro, entre outros.

Existem muitas dúvidas quanto à melhor maneira de se consumir a semente. Duas dicas são importantes: a linhaça possui substâncias que podem prejudicar a absorção de determinados nutrientes, então vale aquecer em fogo baixo por uns 15 minutos para eliminar este inconveniente. Outro ponto importante é que a linhaça deve ser triturada para que o organismo aproveite melhor que ela oferece. Sua casca é muito resistente e pode passar ilesa pelo aparelho digestivo. Uma leve batida no liquidificador já suficiente.

Em geral, o que se sugere são até três colheres de sopa por dia, que podem ser misturadas em iogurtes, saladas e sucos. Seja qual for sua preferência, o importante é aproveitar os benefícios deste valioso alimento.

Dicas simples para viver mais e melhor

12/09/2011 às 1:07 pm | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário

imagesA busca por uma vida mais saudável é constante. Pequenas atitudes podem fazer a diferença no organismo de cada um. Tomar um copo de suco de laranja diariamente, por exemplo, aumenta o ferro do organismo e repõe a vitamina C. Além disso, a laranja reduz em até 30% o risco de câncer de pulmão. O cafezinho, tão essencial para muitos brasileiros, pode ajudar manter o colesterol baixo, quando acrescentado um pouco de canela.
Nossas refeições devem ser coloridas como o arco-íris, quanto mais cor, mais variedade de nutrientes, uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais. Devemos mastigar bem os alimentos, quanto mais se mais mastiga, maior a quantidade de anticancerígenos liberados no corpo. Além disso, não cozinhar muito os vegetais e descascá-los na hora do consumo, pois assim seus nutrientes são mais bem conservados. Menos comida significa mais saúde. O ideal é servir-se 20% menos de comida que o costume, pois além de evitar transtornos gastrintestinais, comer menos prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques do coração. 
Outra dica simples é trocar o pão branco tradicional pelo pão integral que tem quatro vezes mais fibra, três vezes mais zinco e quase duas vezes mais ferro.
Ser feliz é o melhor remédio. A boa alimentação ajuda a viver mais e melhor, porém nada disso vale sem a felicidade. Há estudos que dizem que as pessoas otimistas vivem até 12 anos mais, além de pegar menos gripes e resfriados.

O frango deve ter presença regular em nosso prato

09/09/2011 às 4:00 pm | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário

frangoO frango é fonte de diversas substâncias fundamentais para a boa saúde do nosso organismo. Assim como a carne do boi, a da galinha é rica em proteínas, mas com uma diferença muito importante: a quantidade de gorduras saturadas é muito menor. E são essas gorduras as responsáveis pela maioria dos casos de problemas cardíacos atualmente.
Todos os aminoácidos essenciais estão presentes no frango. É o arranjo desses compostos que formam diversos tipos de proteínas e enzimas. O humor, a atenção, a concentração e a qualidade do sono são alguns exemplos de nossas funções que são influenciadas pela presença dos aminoácidos, o que mostra sua importância.
Mas isso é só o começo. O frango possui grande quantidade de vitaminas, principalmente as do complexo B, como a B2 e a B12. Elas são essenciais para o metabolismo celular, pois atuam em processos energéticos, em funções do sistema nervoso, além de serem importantes para o estômago, intestino, pele, cabelo, olhos, boca e fígado.
A vitamina PP também está presente na carne da ave. Ela trabalha em processos do sistema respiratório e na dilatação dos vasos sanguíneos. Sua falta pode levar a fraqueza muscular, anorexia, estomatite e lesões na pele entre outros problemas.
Esses são apenas alguns dos benefícios do frango, que também é uma boa fonte de ferro e fósforo. Mas é importante lembrar: dê preferência ao frango caipira, pois é criado de forma mais natural, sem hormônios e outros produtos sintéticos. Então, sempre que possível deixe um espaço para esse alimento tão gostoso e, principalmente, nutritivo em seu prato.

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