Quais os alimentos que prejudicam mais o intestino e quais o ajudam a funcionar melhor?

27/08/2011 às 3:39 pm | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário


Doces, alimentos industrializados, ricos em gordura, sódio, e açúcar, leite e seus derivados prejudicam o intestino.
Todos que sejam ricos em fibras, como laranja, mamão, linhaça, granola, aveia, maçã e pêra, iogurtes enriquecidos com fibras e lactobacilos fazem bem ao intestino. Tanto as fibras solúveis, presentes no feijão, aveia, lentilha e nas frutas, quanto às insolúveis, encontradas em alimentos integrais, farelo de trigo, arroz e pão integral, devem ser consumidas. As fibras insolúveis atuam como laxantes naturais, aumentam o volume do bolo fecal e diminuem a consistência das fezes, contribuindo para a evacuação. Como retém água, a ingestão de líquidos é fundamental, pois sem líquidos as fibras podem ressecar ainda mais o intestino. O ideal é consumir 70% de fibras insolúveis e 30% de fibras solúveis e não exagerar na quantidade, tudo que é em excesso prejudica a saúde.
A água também é essencial para que as fezes não fiquem ressecadas e ainda contribuem para a digestão. O recomendado é a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, sempre aos poucos para evitar a sobrecarga renal.

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