Os cuidados no mês junino

30/06/2011 às 10:01 am | Publicado em Data especial | Deixe um comentário

1Tradicionalmente, como em todos os anos, o mês de junho é marcado pela festa junina. Marcadas por suas comidas e bebidas típicas, as festas de meio de ano devem ser aproveitadas com moderação.
Habitualmente, os cardápios são compostos por diversos tipos de comidas que, consumidas em excesso, podem ocasionar uma mudança no metabolismo do corpo. Inicialmente, como exemplo, o quentão e o vinho quente, por terem teor alcoólico, resultam na alteração de todo o funcionamento do organismo.
As comidas como milho, pamonha, arroz doce, pipoca, paçoca, maçã do amor, pé de moleque, entre outros, são alimentos totalmente e absurdamente calóricos. O consumo excessivo desses alimentos pode resultar em alterações no padrão alimentar da pessoa, causando uma futura dependência alimentar.
O principal perigo de tudo isso, é a obesidade, a qual pode ser responsável por diversos tipos de doença como a hipertensão arterial, diabetes, arteriosclerose, gordura no sangue, derrames, entre outras.
É de fundamental importância manter uma alimentação adequada sem exageros, seja em épocas festivas ou não. O interessante é seguir uma dieta adequada de nutrientes que o corpo necessita, pois só assim será possível manter o funcionamento correto do organismo.
Comer bem é diferente de nutrir-se bem. Sou autor do livro “O mundo mudou, a comida também”, que trata da porção nutricional dos alimentos e da história da produção dos mesmos desde a lavoura até a mesa do consumidor final.
O fato é que hoje, devido aos adubos e fertilizantes químicos, os alimentos acabam “danificados” e não possuem as mesmas porções nutricionais que antigamente. Tudo isso acaba ocasionando uma deficiência de nutrientes em quem consome.
A obesidade pode ser tratada e regulada com alimentos corretos e porções adicionais de nutrientes (suplementos), desde que o paciente esteja realmente interessado em emagrecer.
De toda forma, o correto é cuidar da saúde e manter-se ativo, realizando atividades físicas e cuidando da alimentação. Somente assim é possível emagrecer de forma saudável sem correr riscos de passar pelo famoso efeito sanfona e, assim, evitar problemas sérios futuramente.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: