Cogumelos não podem ser congelados

29/04/2011 às 7:16 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário

Ao comprar os cogumelos eles devem ser lavados com cuidado e não podem ser deixados de molho, já que ficam encharcados e sem sabor. Também não podem ser congelados e o caule, a lamela e a franja não devem ser retirados. “Os cogumelos devem ser conservados na geladeira por no máximo quatro dias. Na hora de cozinhar eles devem permanecer no fogo por até quatro minutos e se forem usados em saladas podem ser colocados de molho em uma mistura de água e suco de limão antes do preparo”, recomenda o nutrólogo Maximo Asinelli.

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Saiba como comprar cogumelos

28/04/2011 às 7:15 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário

Segundo o nutrólogo Maximo Asinelli, os cogumelos devem estar macios e firmes, sem cheiro estranho e sem machucados na hora da compra. “Não compre cogumelos duros, elásticos ou pegajosos. As unidades que tiverem diferenças de coloração, manchas e cheiro ruim não devem ser consumidas, pois oferecem riscos a saúde”, ressalta o médico.

Conheça os benefícios dos cogumelos

27/04/2011 às 7:12 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário

Cogumelo é um termo usado de forma genérica para se referir a família de fungos comestíveis. É um vegetal que não possui clorofila, raiz, folhas ou talo. “Os cogumelos possuem poucas calorias e poucos carboidratos, sendo muito benéficos no auxílio de perda de peso. Eles possuem proteínas, fibras, vitamina C, vitamina D e minerais como o magnésio, o fósforo e o potássio. Seus nutrientes ajudam a prevenir a anemia, a fortalecer o sistema imunológico, contribuem para a absorção de cálcio e para o bom funcionamento do intestino, além de aumentar a saciedade”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli.

Reaproveite a casca do ovo

26/04/2011 às 6:58 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário

Para quem não quer perder nenhum nutriente do ovo, uma boa dica é reaproveitar a sua casca. “Ela é uma fonte rica de cálcio, fundamental para a saúde dos ossos”, ressalta o nutrólogo Maximo Asinelli. As cascas devem ser fervidas por cinco minutos, secar ao sol, serem batidas no liquidificador e peneiradas. O pó pode ser acrescentado no preparo de qualquer alimento como refogados, feijão, molhos e carnes. Ele não altera o sabor dos alimentos e fornece uma boa dose de cálcio.

Saiba os benefícios da berinjela

25/04/2011 às 6:57 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário

A berinjela possui uma grande quantidade de água, essencial para hidratar o organismo e beneficiar as reações químicas nas células, fundamentais para o bom funcionamento do intestino e para a formação do bolo fecal. “Outra vantagem é que ela possui poucas calorias, sendo importante para o controle de peso, e é fonte de fenóis, substância que age contra o envelhecimento, inibe a aglomeração das plaquetas sanguíneas, protege o DNA ao dificultar a ação dos radicais livres e previne alguns tipos de câncer”, ressalta o nutrólogo Maximo Asinelli.

Berinjela é rica em minerais

24/04/2011 às 5:56 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário

Muitas pessoas associam o consumo de berinjela à redução do colesterol, apesar desse fato não ser comprovado cientificamente. O que se sabe é que a berinjela é uma ótima fonte de vitaminas e minerais, trazendo diversos benefícios ao organismo. “Ela é rica em minerais como fósforo, cálcio, ferro, zinco, potássio e magnésio e em vitaminas, entre elas a A, B1, B2 e C”, afirma o nutrólogo Maximo Asinelli.

Isotônicos hidratam o organismo durante o treino

23/04/2011 às 6:56 am | Publicado em bebidas | Deixe um comentário

O nutrólogo Maximo Asinelli esclarece que depois da atividade física deve-se fazer um lanche ou refeição leve com proteínas e carboidratos, como duas fatias de pão com queijo branco e peito de peru. “Jamais faça exercícios físicos em jejum ou com dietas alimentares restritivas feitas sem orientação médica. Outra dica é tomar isotônicos meia hora antes do treino, além de pesarem menos no estômago do que a água a bebida ainda fornece energia”, recomenda.

Saiba o que comer antes de malhar

22/04/2011 às 6:55 am | Publicado em Atletas | Deixe um comentário

Antes de dar início as atividades físicas, deve-se fazer uma pequena refeição com alimentos de baixo índice glicêmico, como cenoura, maçã, banana, lentilha e inhame, que proporcionam energia durante um período prolongado e demoram mais para elevar a taxa de glicose no sangue. “Barras de cereal e carboidratos são indicados meia hora antes da musculação e para atividades aeróbicas o recomendado é consumir uma fruta ou um suco 15 minutos antes do início, garantindo energia e a queima de gorduras”, recomenda o nutrólogo Maximo Asinelli.

Intolerância a lactose: cardápio deve ser rico em frutas e verduras

21/04/2011 às 5:54 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário

De acordo com o nutrólogo Maximo Asinelli, quem possui intolerância à lactose deve substituir o leite de vaca pelo leite de soja. A alimentação deve ser rica em fibras, encontradas em frutas, verduras e cereais integrais. As fibras devem ser inseridas de forma gradual ao aumentar a quantidade desse nutriente também deve-se aumentar a quantidade de água ingerida. “Ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e ômega 6, também são benéficos e podem ser encontrados em peixes, linhaça e alguns tipos de óleos. Carnes em geral, leguminosas, cereais, verduras, legumes, leite de soja, pães e bolachas que possuam mínima quantidade de leite em sua composição e queijo tipo tofu são liberados”, destaca.

Intolerância a lactose: saiba o que não comer

20/04/2011 às 6:53 am | Publicado em alimentação | 1 Comentário

Quem sofre com síndrome do intestino irritável e intolerância à lactose deve evitar o consumo de alimentos gordurosos, o consumo de álcool e refeições ricas em lipídios. “Leite e seus derivados como iogurte, manteiga, queijo e requeijão devem ser eliminados do cardápio e os alimentos que possuam alta concentração de leite em sua composição, como bolachas, tortas, cremes e pudins também não são recomendados”, observa o nutrólogo Maximo Asinelli.

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