Mídias sociais: um meio de divulgar a nutrologia

26/06/2010 às 6:01 pm | Publicado em alimentação, bebidas, Controle de peso, crianças, Data especial, Dicas | 1 Comentário
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Cada vez mais as mídias sociais são utilizadas por diferentes tipos de profissionais para divulgação de seu trabalho. Esse meio a cada dia que passa cresce e ganha mais público, pois ninguém quer ficar por fora das novidades. Além da possibilidade de ser acessado pelo mundo todo.
Um profissional não utiliza essas ferramentas somente para divulgar seu trabalho, mas também para esclarecer e ajudar as pessoas que procuram seu blog, Orkut, facebook, twitter, entre outros. Pensando nisso, o nutrólogo Maximo Asinelli criou um blog, que nesse mês completa um ano, com diversos textos e dicas.
O blog https://maximoasinelli.wordpress.com durante esse um ano teve 11.828 acessos. A média de acessos por dia é de 160, por mês é 1808 e por semana 758. Já o dia mais agitado foi em 18 de fevereiro desse ano, com 202 acessos.
Asinelli publicou 165 artigos em 16 categorias diferentes, que obtiveram 26 comentários. As postagens mais populares foram: home page – página inicial, 5.835 acessos, dicas para uma boa alimentação, 822 acessos, quem é Maximo Asinelli, 699 acessos, mais um dedinho sobre o Koubo, 676 acessos, leite deve ser consumido por pessoas de todas as idades, 349 acessos, benefícios do arroz integral, 192 acessos, e alga marinha a favor da saúde humana, 186 acessos.
Já os termos de busca que levaram os internautas para o blog são: alimentos, 597 acessos, leite, 424 acessos, Maximo Asinelli, 175 acessos, koubo, 153 acessos, cebola, 106 acessos, linhaça, 80 acessos e água, 56 acessos.

Levedo além da cerveja

25/06/2010 às 8:39 am | Publicado em alimentação, bebidas | Deixe um comentário
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O levedo presente na cerveja pode não só ser ingerido na forma líquida, como também pode ser misturada em alimentos como: saladas, sopas, hortaliças estufadas, fritas ou cozidas. O ideal é colocar cerca de uma colher de sobremesa, para crianças e uma ou duas das de sopa, para adultos.
 Uma dica do nutrólogo e membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição Maximo Asinelli, emulsionada em azeite pode ser colocada em fatias de pão, substituindo, com vantagem, o queijo ou a manteiga. “A levedura também pode ser encontrada em cereais, na gema de ovo, no melaço de cana, e nas leguminosas secas”, complementa.
Existe, à venda, levedura isenta de sódio, para as dietas sem sal. Para manter a sua integridade, não deve ser cozinhada, mas, sim, misturada nos outros alimentos, ‘em cru’, ou pode polvilhar-se, como se faz com o queijo ralado. “Existe uma opção comercializada em comprimidos ou cápsulas, que também tem grande aceitação na prescrição de várias enfermidades”, diz Asinelli.
 Até o momento, não foi encontrado nada que contra indicasse o uso de levedo de cerveja. Porém, dependendo do motivo de sua utilização, existe uma posologia diferente para cada situação.

Benefícios do levedo de cerveja

24/06/2010 às 8:36 am | Publicado em bebidas | Deixe um comentário
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A levedura presente na cerveja tem inúmeros benefícios. Ela é indicada para casos de diabete, devido ao devido ao alto teor em glutatião, que auxilia nos processos de desintoxicação e de resistência às infecções, acne, outros problemas de pele, anemias, atrasos de crescimento, arteriosclerose, doenças artríticas e alcoolismo.
Para o nutrólogo e membro da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais Maximo Asinelli, ela também é um excelente reconstituinte e protetor do sistema nervoso, por possuir ação reguladora das glândulas endócrinas, como a tiróide, o pâncreas, as supra-renais, as gônadas. “Além disso, é um tônico geral cardíaco e circulatório. Adequada aos desportistas, aumentando-lhes a resistência, favorecendo o trabalho muscular e promovendo a eliminação de toxinas residuais”, diz.
Asinelli ressalva que a levedura favorece a assimilação dos alimentos, equilibra e regenera a flora intestinal.”É um notável protetor hepático, indicada nos estados pré-cirróticos e nas degenerescências adiposas do fígado”, conclui.

Quais as funções do levedo?

23/06/2010 às 8:32 am | Publicado em bebidas | Deixe um comentário
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O levedo de cerveja tem muitas funções no organismo, por possuir vitaminas, minerais, proteínas, ferro, potássio, cálcio, lipídios, aminoácidos, entre outros, que são essenciais para o corpo humano. Aliás, no que diz respeito às vitaminas, a levedura é considerada a maior e melhor fonte conhecida. “Ela é rica em vitamina do complexo B, que é de extrema importância para a respiração e nutrição celulares e, também, para a manutenção do equilíbrio orgânico”, explica o nutrólogo e membro da Associação Brasileira de Nutrologia Maximo Asinelli. A seguir, Asinelli diz quais são as outras vitaminas presentes e seus benefícios:

• B1 (aneurina ou tiamina) – protege e equilibra o sistema nervoso;

• B2 (riboflavina ou lactoflavina) – favorece a respiração celular e regenera a flora intestinal;

• B5 (ácido pantoténico) – de grande valia para o fígado, os epitélios, as mucosas respiratórias e digestivas (útil nas alergias). Ajuda a promover o crescimento e a pigmentação dos cabelos, e a cicatrização das feridas. A carência produz dificuldades na atenção e na concentração mental, dores de cabeça, transtornos do sono, cãibras musculares e baixo rendimento energético geral;

 • B6 (adermina ou piridoxina) – estimulante muscular, favorece a formação de glóbulos vermelhos, protege a pele e é útil nas doenças alérgicas;

• Ergosterol (provitamina D) – está intimamente ligado com a vitamina D, auxiliando na boa fixação do cálcio e do fósforo de origem alimentar. É importantíssimo na formação dos ossos e dentes e para a manutenção das suas estruturas. Tem papel na conservação do tônus muscular e na contração dos músculos;

• E – é fundamental na manutenção da integridade dos tecidos da reprodução (ovários, testículos), bem como da musculatura e vasculares, além de ser anti-esterilidade e anti-abortiva;

• Complexo T – promotor do crescimento, útil na anorexia infantil, doença celíaca, osteoporose e raquitismo;

• Prolina – é um dos principais componentes do tecido conjuntivo que liga e suporta todos os outros tecidos. Ajuda a combater a flacidez associada ao envelhecimento.

Cerveja: saborosa e nutritiva

22/06/2010 às 8:26 am | Publicado em bebidas | Deixe um comentário
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A cerveja é a bebida preferida de muitos, mas esse líquido amarelo, não é só saboroso como também nutritivo. O levedo, presente na cerveja é fermento inativo resultante do processo de fermentação da cevada durante a produção de cerveja. Além de ser uma das maiores fontes naturais de vitamina B, proteínas e fibras, com a vantagem de não possuir colesterol e gordura, característicos das proteínas de origem animal.
De acordo com o nutrólogo Maximo Asinelli, as leveduras são fungos ascomicetos, cogumelos microscópicos, que se multiplicam ordinariamente por gemação. “O gênero Saccharomyces compreende várias espécies, sendo uma das principais a levedura de cerveja (saccharomyces cerevisae). É, de longe, a mais apreciada e a mais rica em termos alimentares. Provindo do malte, assegura as proteínas necessárias e completas em todos os aminoácidos, por este motivo, é ideal para os que não se alimentam de carne”, afirma.
O nutrólogo complementa, ainda, que a levedura é um alimento precioso e um remédio milenar. “Aliás, Hipócrates, o “Pai da Medicina” e os monges das confrarias medievais, a empregavam nas curas de muitos males, principalmente nas chagas e furunculoses”, conclui.

Alimentos poderosos

21/06/2010 às 9:00 am | Publicado em alimentação, Dicas, Doenças | Deixe um comentário
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A natureza é rica e diversa em alimentos, mas eles não só servem para a ingestão, como também são poderosos e podem prevenir e auxiliar em diversas doenças. Abaixo o nutrólogo e membro da Associação Brasileira de Nutrologia Maximo Asinelli, dá dicas de frutas, legumes e verduras que valem a pena estarem presentes na sua alimentação.

  • Acelga – Anticoagulante, anti-alérgico, antiinflamatório, diurético. Combate viroses.
  • Alho – Anticoagulante, anti-alérgico, antiinflamatório, analgésico, diurético, antibiótico, antioxidante. Protege o fígado, combate viroses e fungos, estimula o sistema imunológico, reduz o colesterol, dissolve gorduras, ajuda a prevenir diabetes e câncer.
  • Berinjela – Antidepressivo, analgésico. Reduz o colesterol, estimula o sistema imunológico, auxilia na prevenção do câncer.
  • Brócolis – Descongestionante, antibiótico, anticoagulante antiinflamatório, analgésico. Protege o fígado, combate viroses e fungos, reduz o colesterol, alivia a dor muscular, diminui a pressão arterial e auxilia na prevenção do câncer
  • Cebola – Antioxidante, antialérgico, antiinflamatório, antibiótico. Dissolve gorduras, previne doenças cardiovasculares.
  • Tomate – Antioxidante. Reduz o colesterol, auxilia no tratamento e na prevenção dos cânceres de bexiga, mama e próstata.
  • Cenoura – Antialérgico, antiinflamatório, laxante, anestésico, vasodilatador, antioxidante. Alivia dores musculares, combate viroses, reduz o colesterol, auxilia no tratamento da asma e dos cânceres de mama, bexiga e próstata, previne a catarata.
  • Espinafre – Antioxidante, anticoagulante, analgésico. Estimula o sistema imunológico, alivia dores musculares, combate e previne hepatite, auxilia no tratamento de inflamações na pele, ajuda na prevenção do câncer.
  • Limão – Reduz o colesterol, ajuda a prevenir os cânceres de cólon, mama e pulmão.
  • Maçã – Antibiótico, antiinflamatório, diurético, anestésico, expectorante. Fortalece artérias e veias, previne doenças cardiovasculares.
  • Morango – Antiinflamatório, antioxidante. Evita o câncer, estimula o funcionamento do coração.
  • Pêssego – Antioxidante, anticoagulante. Estimula o funcionamento da insulina (hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue), ajuda no tratamento da asma.
  • Repolho – Antibiótico. Alivia a dor muscular, protege o fígado, auxilia na prevenção do câncer.
  • Salsão – Diurético, anti-alérgico. Dissolve gordura.
  • Uva – Anticoagulante. Reduz o colesterol, estimula o bom funcionamento do sistema cardiovascular, protege o coração.

Crianças, o que fazer?

18/06/2010 às 9:30 am | Publicado em alimentação, crianças | Deixe um comentário
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Muitas crianças torcem o nariz paras as frutas, legumes e verduras. A preferência delas é pelos saborosos e nada nutritivos salgadinhos, bolachas, chocolates, balas, frituras e outras guloseimas. A preocupação de muitos pais é como fazer eles trocarem esses alimentos por outros saudáveis.
A dica do nutrólogo e membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição Maximo Asinelli, é convidar os pequenos para auxiliar no preparo da comida, assim elas ficam motivadas a provar o que ajudaram a fazer. “Invente cortes diferenciados para os vegetais e capriche na apresentação das refeições, de preferência que elas sejam bem coloridas e diversificadas”, acrescenta.
Já na hora da escola, inclua na lancheira frutas frescas ou secas, para que a criança deixe aos poucos de lado as tentações. “Nessa hora, deixe o refrigerante de lado e troque por um suco, de preferência natural”, finaliza Asinelli.

Abuse das frutas, legumes e verduras

17/06/2010 às 9:00 am | Publicado em alimentação, Dicas | Deixe um comentário
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Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 400 gramas ao dia de frutas, legumes e verduras é o mínimo necessário para deixar o organismo mais forte e longe de doenças. Para atingir essa meta o nutrólogo Maximo Asinelli dá as seguintes dicas: prefira os vegetais da estação, pois possuem mais nutrientes, além de serem mais saborosos e baratos, tente comprar os alimentos em feiras orgânicas, onde os agrotóxicos são abolidos e dê preferência aos vegetais da estação, eles têm mais nutrientes, mais saborosos e baratos.
“Deixe as frutas sempre à vista para facilitar seu consumo. Quando sentir aquela fome fora de hora, será mais fácil trocar aquele pacote de bolacha e salgadinho por uma bela maçã”, diz Asinelli.
Outra dica é aumentar o teor de vitaminas e sais minerais de refeições simples. “As saladas ficam mais agradáveis e saudáveis com gomos de laranja, morangos ou tirinhas de manga. O arroz pode ser cozido com cenoura, brócolis ou espinafre. A carne ganha nutrientes extras quando acompanhada por frutas ou legumes e verduras cozidos”, afirma o nutrólogo.
Por mais que não agrade a maioria, se possível, consuma os vegetais crus, pois eles perdem seus nutrientes quando cozidos. Além disso, legumes, frutas e verduras crus têm uma quantidade de fibras maior, o que ajuda no funcionamento do intestino e também prolonga a sensação de saciedade.
Inclusive, até aquela farofinha que não pode faltar no churrasco pode ficar mais nutritiva, é só trocar a linguiça ou o toucinho pela cenoura, couve ou pimentão.
Asinelli diz para não desperdiçar nada. “Abuse dos talos de couve, agrião, espinafre e brócolis na sopa ou no feijão. Use as folhas de beterraba e cenoura como acompanhamentos para carnes ou mesmo para incrementar uma omelete. Já as cascas de abacaxi e laranja servem para deixar os sucos e bolos mais ricos em vitaminas”, conclui.

Hábitos saudáveis aumentam a expectativa de vida

16/06/2010 às 9:00 am | Publicado em alimentação | 1 Comentário
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Consumir frutas, legumes e verduras é muito importante para a saúde e levar uma vida longa e saudável. Por mais que muitas pessoas não gostem de incluí-los nas refeições, esses alimentos ainda são as melhores fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e outras substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 400 gramas ao dia de frutas, legumes e verduras é o mínimo necessário para deixar o organismo mais forte e longe de doenças. Além de que 60% das mortes em todo o mundo poderiam ser evitadas ou adiadas se hábitos mais saudáveis fossem adotados pelas pessoas.
Já no Brasil, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que o consumo médio de vegetais é um terço do mínimo recomendado pela OMS. “Apesar de o país possuir um imenso território fértil e uma grande variedade de frutas, legumes e verduras, a população não consome a quantidade devida desses alimentos. O que se deve fazer, por exemplo, é aos poucos substituir na sobremesa o bolo, o chocolate por uma porção de salada de frutas, e assim fazer em todas as refeições”, explica o nutrólogo e membro da Sociedade Latino-Americana de Alimentação e Nutrição Maximo Asinelli.
O nutrólogo diz que o ideal mesmo seria a ingestão de duas a quatro porções de frutas e de três a cinco, de legumes e verduras diariamente, pois eles contêm ativos funcionais capazes de, além de nutrir e nos manter fortes, prevenir muitas doenças, até mesmo doenças crônico-degenerativas.
“A correria do dia a dia não é desculpa para descuidar da saúde, por mais complicado que seja, sempre se deve procurar realizar boa alimentação variada e colorida. O ideal é deixar de lado as comidas rápidas e nada nutritivas que só fazem mal ao nosso corpo”, conclui Asinelli.

Alimentos ricos em Serotonina melhoram a sensação de bem-estar

15/06/2010 às 10:02 am | Publicado em alimentação | 5 Comentários
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Atualmente a Serotonina está relacionada ao bem-estar, a alegria, mas na verdade ela é uma substância chamada de neurotransmissor que existe naturalmente em nosso cérebro e, como tal, serve para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra.

A Serotonina é um produto químico que atua sobre o cérebro e capaz de produzir grande sensação de alegria, ou seja, proporciona um estado emocional através de uma alteração química.

Segundo o nutrólogo e membro da Associação Brasileira de Nutrologia Maximo Asinelli, pessoas que tem uma dieta com baixos níveis de Serotonina podem entrar em depressão com mais facilidade. “Algumas pesquisas mostram que pacientes gravemente deprimidos, bem como em pacientes suicidas, possuem baixíssimos níveis da Serotonina no líquido espinhal”, complementa.

Alimentos como: chocolate, cafeína, refrigerantes, alimentos gordurosos, ricos em carboidratos (pão, arroz, macarrão), em ácido fólico (brócolis, feijão, frutas cítricas), em minerais como potássio (vegetais de cores fortes), magnésio (abóbora, amendoim, tofu), selênio (noz e castanha-do-pará) e nas vitaminas C (mamão, frutas cítricas) e do complexo B (atum, frango, amendoim), são ricos em Serotonina, que aumentam a sensação de bem-estar. Além de estimularem a atividade cerebral e energizarem a pessoa.

Mas  Asinelli faz um alerta: “Controle no consumo dos primeiros alimentos citado à cima, pois se ingeridos em excesso, podem fazer mal a saúde. Também é bom consumir leite e iogurte, que são fontes de uma substância chamada triptofano (aminoácido que estimula a fabricação de serotonina)”.

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