Dia nacional da nutrição, o que temos levado à mesa?

31/03/2010 às 2:10 pm | Publicado em Data especial | Deixe um comentário
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Hoje, 31 de março, comemora-se o dia nacional da nutrição, data ideal para repensarmos o que temos colocado em nossas mesas, avaliarmos se temos feito as escolhas corretas e saudáveis para garantir o bem estar e a saúde.
É comprovado que os hábitos alimentares e a prática diária de exercícios físicos podem melhorar a qualidade de vida do indivíduo, além de combater doenças como obesidade, hipertensão arterial, aumento nos níveis de glicose sanguínea e também o alto colesterol. A dieta adequada combinada aos exercícios ainda garante o bem estar emocional, pois teremos indivíduos mais satisfeitos.
Mas para garantir uma dieta saudável às escolham devem ir além do que colocar sobre o prato, mas também estar atento ao que comemos entre as refeições e observar aquilo que eventualmente exageramos como doces e o consumo de café durante o dia. Os alimentos devem ser consumidos em quantidade e qualidade adequadas às necessidades diárias de cada indivíduo. Durante as principais refeições é importante garantir um ambiente calmo, procurando atender não apenas as necessidades nutricionais, mas também emocionais e sociais do indivíduo esta hora é ideal para o convívio familiar ou entre amigos.
Importante tomar cuidado com alguns exageros e procurar sempre controlar o consumo de gorduras saturadas e trans, como carnes gordurosas, creme de leite, frituras, do sódio encontrado nos enlatados, embutidos, frios e salgadinhos e evitar o consumo excessivo de açucares como os doces confeitados e a adição de açúcar. Também devemos estar atentos aquilo que comemos entre as refeições, pois o consumo em excesso de alimentos gordurosos que podem aumentar a sensação de moleza e indisposição, e do famoso cafezinho, pois seu consumo muito próximo as refeições interfere na absorção de alguns nutrientes como o ferro e o cálcio.
Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras e carboidratos complexos, produtos integrais, consumo de verduras, legumes e frutas frescas e tomar pelo menos dois litros de água por dia, fazem parte de hábitos saudáveis que irão garantir qualidade de vida e longevidade.

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Feliz aniversário Dr. Maximo Asinelli

25/03/2010 às 12:00 pm | Publicado em Data especial | Deixe um comentário

São frutas, folhas, vegetais, grãos, carne branca ou vermelha, milhares de nutrientes e vitaminas, cada um explorado cuidadosamente para melhorar nossa saúde através da alimentação. Responsável por este quebra-cabeça nutricional o nutrólogo esta na busca constante da melhor combinação para uma vida mais saudável e plena.

E hoje comemoramos o aniversário de um dos profissionais mais competente e querido nesta área, e não poderiamos deixar de lhe desejar uma vida plena e repleta de sucesso e conquistas. Nossos parabéns ao Dr. Maximo Asinelli.

Outono a estação das frutas

23/03/2010 às 2:07 pm | Publicado em alimentação, inverno | Deixe um comentário
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Com a chegada do Outono, as temperaturas começam a esfriar, as folhas a cairem, mas esta época do ano é também a época das frutas. Com o clima mais ameno as bancas das feiras e frutarias ficam recheadas de variedades, o que garante um bem para a saúde e para o bolso.
Um bom truque para estimular o consumo durante o dia é substituir o consumo de doces ou sobremessas por algumas frutas, o mesmo truque pode funcionar para aquelas pessoas que sentem necessidade de comer doce. “ O sabor doce da fruta e a presença da frutose pode satisfazer aqueles que sentem necessidade de ingerir substâncias adocidadas, seja durante o dia ou depois de uma refeição”, afimar o nutrólogo Maximo Asinelli.
Mas para aqueles que acreditam que fruta não engorda fica um aviso, o consumo exagerado pode desiquilibrar a dieta, como lembra Asinelli, “Como todo alimento a fruta contém calorias, mas em menor quantidade. Logo o consumo moderado só trará benefícios para a saúde, mas o exagero pode fazer com que o organismo acumule calorias”.
Veja agora alguns benefícios de algumas frutas da época:
Abacate – rico em vitamina C é ideal para a elasticidade da pele, também contém gorduras monoinsaturadas e fibras, que auxiliam no controle do colesterol e o sistema circulatório. Contém potássio, indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames, além da vitamina B6, magnésio e ferro.
Banana – conhecida por ser rica em potássio e combater as caimbras musculares, possui também taxas elevadas de ferro, cálcio e vitamina A, B6, B12 e C. Ainda protege contra doenças cardíacas, pois mantém o equilíbrio de liquidos e evita o acúmulo de placas nas artérias. Age também como antiácido, podendo ser consumida em caso de azias ou úlceras.
Caqui – possui as vitaminas A, B1, B2 e C que contribuem para a manutenção da boa visão, ainda é rica em cálcio, ferro e proteinas. A fruta também é conhecida por auxiliar na saúde da pele e mucosa e nos processos cicatrizantes.
Maracujá – conhecida por seu poder calmante esta fruta ainda possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, que contribui para a resistência dos vasos sanguíneos e evita a fragilidade dos ossos e dentes. Também contém vitaminas do complexo B que auxiliam o aparelho digestivo e nervoso e ainda evitam a queda dos cabelos. Ainda é rica em cálcio, fósforo, e do ferro que contribui na boa formação do sangue.
Mixirica/Tangerina – fontes das vtaminas A, B e C, ainda possui cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. Além dos benefícios da vitamina C no desenvolvimento dos dentes e ossos, esta vitamina associada a alimentos que contenham ferro, auxilia a absorção desta pelo organismo.

Dia 22 de Março é o Dia Mundial da Água, quantos copos você tomou hoje?

22/03/2010 às 5:53 pm | Publicado em bebidas, Data especial | Deixe um comentário
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A água é a das substancias mais abundantes do corpo humano, e apesar de não conter nenhum nutriente ou caloria é essencial para o funcionamento do nosso organismo, sem ela sobreviveríamos por poucos dias. Chega a representar 60% do peso de um adulto, e nas crianças este percentual é ainda maior, chegando a 70% nos bebês.
O que faz a água ser fundamental para nosso organismo é que ela desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, é um solvente biológico universal, o principal constituinte das células, e a mediadora de reações vitais para o organismo. É utilizada para absorção e para o transporte de nutrientes, serve de meio para uma série de processos químicos, e também assume o papel de solvente para os resíduos, os diluindo para reduzir sua toxidade e ajudando o corpo no processo de excreção.
Mas para realizar todos estes processos gastamos muita água e se faz necessária a reposição constante. Não devemos beber água apenas quando estamos com sede, afinal este já é um sinal de alerta de que o corpo está ligeiramente desidratado.
O consumo adequado de água, também ajuda a combater o envelhecimento precoce, já que o consumo torna a pele mais brilhante e flexível. Com o envelhecimento o corpo começa a ressecar cada vez mais, a quantidade de água num corpo de um adulto com 70 anos pode ser de apenas 50%. Este processo reflete uma pele mais enrugada, juntas endurecidas e um fluxo sanguíneo reduzido.
Na prática podemos verificar se estamos bebendo quantidades de água suficiente pela cor e odor da urina. Se estiver com uma cor amarelada forte e um odor também mais forte, podem ser indícios que nosso consumo esta insuficiente. Quando isso ocorre nossos rins tentam compensar conservando a água e assim excretam uma urina mais concentrada. Mas deve-se ter cuidado, o baixo consumo crônico de água pode aumentar os riscos de pedras nos rins e bexiga.
Não existe um calculo exato da quantidade de água que devemos ingerir todos os dias, mas devemos tomar pelo menos 2 litros para repor aquela gasta nos processos químicos do corpo. O consumo deve ser durante o dia todo e não consumido todo de uma vez, pode ser ingerida através de sucos, refrigerantes, chás, café e através dos alimentos que contém uma maior proporção como a melancia por exemplo. Mas sempre que puder, devemos dar preferência à água pura.

Alimentação adequada pode ajudar a prevenir gripes e alergias no Outono

11/03/2010 às 9:53 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário
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O Outono esta chegando, e com ele vêm às mudanças bruscas de temperatura e tempo mais seco.  Alguns já começaram a sentir as conseqüências desta mudança no clima, são espirros, tosses, alergias, resfriados. Mas a boa noticia é que com uma alimentação balanceada podemos ajudar a prevenir este mal estar e também amenizar os sintomas da gripe.
Nesta época do ano devemos dar preferência para alguns alimentos que contenham as vitaminas A, B, C, E e zinco, além de tomar muita água e evitar os alimentos que podem baixar nossa imunidade.
Não é comprovado que a vitamina C possa combater a gripe, mas ela pode estimular nossa resistência às infecções e diminuir a duração dos sintomas da doença. Esta vitamina aumenta a produção dos leucócitos aumentando assim as defesas do nosso organismo. Podemos encontrar a vitamina C em diversas frutas, como acerola, limão, laranja, kiwi, caju, tomates, morangos, e nas folhas verdes escuras e pimentão verde, o ideal é que acrescentemos a nossa alimentação diária.
As vitaminas do complexo B também auxiliam para aumentar a imunidade do organismo, estas nós podemos encontrar principalmente nos cereais, como as sementes de girassol, soja, germe de trigo, nozes, nas frutas como a banana e abacate e na gema do ovo.
Já a vitamina A tem uma função importante na manutenção das membranas mucosas, protegendo-as e assim diminuindo a probabilidade de infecções bacterianas ou virais como a gripe. Esta vitamina encontra-se na cenoura, abóbora, batata doce, milho, brócolis, no melão cantalupo e no mamão.
Enquanto a vitamina E tem uma capacidade antioxidante, e também interage com as vitaminas A e C reforçando as suas propriedades. Esta vitamina protege as membranas celulares contra as substâncias tóxicas, radiação e também dos radicais livros, pois um organismo com muito radical livre está mais sujeito a infecções e contagio de vírus, como o da gripe. A vitamina E é encontrada nos óleos vegetais, amêndoas, nozes, castanha-do-pará e vegetais folhosos e legumes. 
O zinco é um mineral muito importante no sistema de defesa do organismo, pois faz parte de enzimas antioxidantes e a deficiência desta mineral pode até levar a doenças imunológicas. Este mineral pode ser encontrado nas carnes, peixes, nas ostras e crustáceos, nas aves e feijões e nozes.
Lembrando que além do consumo destes alimentos devemos evitar aqueles que agem de maneira contrária e podem inclusive baixar a imunidade. Como o consumo de álcool, sal e a cafeína, que podem retardar a recuperação em caso de uma gripe.

Parabéns ao Dia Internacional da Mulher

08/03/2010 às 6:53 am | Publicado em mulher | Deixe um comentário
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Nesta semana são celebrados os 100 anos do Dia Internacional da Mulher, data que historicamente é lembrada pelas conquistas e lutas que as mulheres travaram durante este século. As conquistas não foram poucas, conseguiram o direito ao voto e o direito a se candidatar, a igualdade entre homens e mulher, o direito sobre o seu corpo, e hoje estão conquistando cada vez mais os espaços que eram conhecidos como masculinos.
Mas devemos lembrar que mesmo conquistando tanto espaço e ocupando tantas funções, as mulheres sempre foram e serão reconhecidas pela sua beleza, feminilidade e força. Sabemos que a vida complicada e atribulada da sociedade moderna não fez com que vocês mulheres perdessem por nenhum momento a vaidade e o cuidado com o corpo e a saúde.
Nesta semana tão especial não poderia deixar de expressar a profunda admiração por aquelas que mesmo assumindo tantos papeis na sociedade nunca deixaram de se dedicar aos cuidados com a família, aos filhos, mas principalmente os cuidados com vocês mesmas.
Parabéns a todas as mulheres por este dia!

Alimentação x TPM: uma combinação de sucesso

01/03/2010 às 6:50 am | Publicado em mulher | Deixe um comentário
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Ansiedade, depressão, alteração no humor (e comportamento), dores nas mamas… humm!! Apresentamos alguns dos sintomas bem conhecido pelas mulheres que as acompanham – pelo menos – uma vez por mês com a famosa tensão pré-menstrual, também conhecida pela sigla TPM.
A TPM severa deve ser tratada com medicamentos. Entretanto, a TPM leve ou moderada pode se beneficiar com alguns cuidados que podem ser adotados na identificação dos sintomas: exercícios físicos simples, como caminhada, arrumar os armários ou até mesmo cuidar do jardim. Além de, claro, uma boa alimentação.
Durante a TPM, é imprescindível que a mulher tenha cuidado com a alimentação. A compulsão pela comida poderá piorar os sintomas, principalmente os físicos por reterem mais água no organismo e, como conseqüência, aumentar o inchaço e a dor.
O nutrólogo Máximo Asinelli ensina alguns cuidados que podem amenizar os sintomas:
– Faça pequenas refeições ao dia, ao invés de três grandes;
– Limite suas calorias em 1200 a 1500. Fuja dos carboidratos, frituras e doces;
– Aumente a ingestão de verduras e frutas que contenham nutrientes importantes para o organismo;
– Beba muita água;
– Reduza a ingestão de sal. Ele faz com que o organismo retenha maior quantidade de líquidos, o que aumenta o inchaço generalizado e as dores;
– Prefira os alimentos que atuam como diuréticos.  Aqueles que fazem o corpo eliminar mais água, como:  morangos, melancia, alcachofra, aspargo, salsa e agrião;
– Aumente a ingestão de vitamina B. Ela facilita a produção de serotonina (também conhecido como hormônio da felicidade) pelo organismo. Coma germe de trigo, fígado, melão, arroz integral, aveia, ovos, amendoim e nozes.
– Alimentos ricos em cálcio: leite e seus derivados ajudam a diminuir as contrações uterinas e intestinais.
– Alimentos ricos em fibras, como legumes, verduras e pão integral melhoram o intestino e aliviam as cólicas menstruais.
E o mais importante: ame-se. Quem ama, cuida.

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