Retorno do carnaval exige alimentação adequada

22/02/2010 às 10:58 am | Publicado em alimentação, Dicas | Deixe um comentário
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O término do carnaval causa alguns transtornos para o organismo humano, assim como oscilações rápidas de estado emocional. Nos dias de folia é comum o corpo precisar de muito mais energia do que normalmente, devido à todo exercício físico necessário para dançar e pular. Quando os dias de festa acabam-se e a rotina normal de responsabilidades volta ao cotidiano é importante um cuidado especial com o corpo e equilíbrio da saúde. Nessas horas, alimentos específicos auxiliam no controle dessas oscilações muito discrepantes, entre ápice de euforia e necessidade de concentração.
De acordo com o nutrólogo Maximo Asinelli, é importante que se ingira nesse período alimentos anti-stress, mais conhecidos como calmantes. Dentre eles podem ser citados os peixes de água fria, verduras  – como brócolis, repolho e couve; alho, cebola, cereais integrais, linhaça, soja, chocolates, frutas como a melancia, maracujá, goiaba, mamão, acerola e banana; tomate, óleo de oliva, chás, oleaginosas (castanhas, nozes), especiarias, temperos e pimenta. “Eles são ricos em vitaminas e minerais, que têm ação tranquilizante sobre o sistema nervoso”, garante o especialista.
Esses alimentos possuem propriedades antioxidantes. Sua principal função é combater os radicais livres, que são substâncias que fazem o processo de morte das células, levando ao envelhecimento, ao cansaço, fadiga muscular e mental, dentre outros malefícios.
A acerola e o brócolis, por exemplo, são ricos em vitamina C e combatem o estresse. A alface tranquiliza e reduz a ansiedade, a banana – por ser rica em potássio – regula os impulsos nervosos, e o maracujá, por sua vez, possui folhas e flores como calmantes naturais.
“Esses tipos de alimentos ajudam na concentração, no controle emocional, no relaxamento corporal e mental, além de também auxiliarem numa boa noite de sono”, escralece Asinelli, que complementa alertando para outros alimentos que agem contra esses propósitos, como é o caso do álcool, gordura, café, sal e açúcar.
Segundo o nutrólogo, esses alimentos não são nada funcionais. Possuem características mais agressoras e mais alergênicos, além de serem produtores de radicais livres e causadores de estresse. São muitos oxidativos, também conhecidos como “ladrões de energia”.

Sucos energéticos garantem energia para o carnaval e ajudam a manter o corpo em forma para o verão

15/02/2010 às 9:36 am | Publicado em bebidas | Deixe um comentário
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Já é comum as pessoas terem conheciemento sobre a necessidade de ingerir bastante líquido diariamente para hidratar o corpo. Recomenda-se que se beba – pelo menos – dois litros de água ao dia. Porém, neste período de muito calor e em época de carnaval, em que se traspira muito, é necessário um cuidado maior com o equilíbrio hídrico corporal.
Os sucos – principalmente os energéticos com opções de mistura de frutas, verduras e folhas verdes – são ideais para  os foliões de plantão que querem aguentar o pique de todos os dias de carnaval. Além de darem mais energia, ainda contribuem para manter a boa forma e ajudam a dar aquela refrescada nos dias mais quentes.
Eles são reidratantes, revigorantes e ótimos para ressaca, além de serem ricos em sais minerais – como potássio, sódio, cálcio, zinco, magnésio, fósforo, etc – e em vitaminas, como A, B, C, betacaroteno, etc – e fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino..
No calor e agito aeróbico – como no carnaval que se perde muita energia – é comum a transpiração demasiada, fazendo com que o corpo perca muita água e sais minerais. Por isso, os sucos energéticos são ótímos repositores do que o organismo precisa naquele momento.
Deve-se dar a preferencia para a água mineral no preparo dos sucos ou em segundo caso a água de coco,para garantir uma hidratação mais eficaz. Quem quer emagrecer deve evitar o açúcar, optando sempre pelos adoçantes.

Aveia é o cereal integral mais completo para beneficiar a saúde

12/02/2010 às 5:20 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário
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É comum as pessoas ouvirem que devemos comer sempre comidas fibrosas. A aveia destaca-se muito nesse segmento alimentício por ser bastante completa e oferecer inúmeros benefícios à saúde. Ela é um cereal integral muito rico em ferro, cálcio, proteínas, fibras, carboidratos e diversas vitaminas.
Por não possuir um gosto próprio característico é recomendado que se coma a aveia misturada com outros alimentos, como com frutas, bolos, biscoitos, sucos, iogurtes e leite. É indicado comer de 20 a 30 gramas diárias desse cereal.
Segundo o nutrólogo Maximo Asinelli, assim como qualquer alimento, a aveia deve ser consumida controladamente. “Muitos dizem que a aveia engorda. Porém, é importante ressaltar que qualquer alimento engorda, deve-se prestar sempre atenção em como esse alimento é consumido. Até alface engorda. Com uma boa educação alimentar pode-se comer de tudo, respeitando os limites”, declara.
A aveia possui muita evidência devido ao seu alto poder de benefícios decorrente de sua fibra solúvel. Pesquisas comprovam que o consumo da aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia – que é o açúcar no sangue, a manutenção e diminuição do colesterol sangüíneo, o controle da pressão arterial e regulagem do trânsito intestinal, evitando o intestino preso.
Sua fibra solúvel – chamada ß-glucana – é responsável por uma parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo seu consumo, pois retarda o esvaziamento gástrico, o que tem como resultado uma maior saciedade.
Em contato com a água, essas fibras formam uma forma de gel que torna o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas. Assim, o consumo contínuo de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

Cuidados com a saúde alimentar no carnaval

11/02/2010 às 11:03 am | Publicado em alimentação, Data especial, Dicas | Deixe um comentário
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Em época de carnaval o cuidado com a alimentação e saúde deve ser redobrado. Além disso, também é importante garantir a energia e manter a disposição do corpo para os cinco dias de folia.
De acordo com o nutrólogo Maximo Asinelli é importante comer sempre comidas leves durante os dias de festa de carnaval, nada de frituras, comidas com muitos molhos e massas. “Recomendo comer várias vezes ao dia, porém, em pequenas quantidades para manter a energia do corpo sempre com uma reserva”, explica.
Ele comenta também sobre a importância de beber no mínimo dois litros e meio de água diariamente – principalmente em dias de festa de carnaval que o esforço físico é triplicado – para garantir a reposição as perdas líquidas por meio do suor e excrementos. Além disso, a água ajuda a hidratar e fornecer ao organismo os eletrólitos necessários para o equilíbrio de suas funções vitais.
Asinelli alerta para o excesso no consumo de bebidas alcóolicas nessa época. Segundo o especialista, além de ser extremamente calórico, o álcool causa alterações múltiplas no funcionamento do organismo a partir do quinto minuto de sua ingestão até atingir seu ápice, que se encaixa entre 30 e 90 minutos depois.
“Os efeitos causados pelo consumo de álcool são imediatos. Posso citar os principais, como a irritabilidade, agitação, sonolência, agressividade, alteração de equilíbrio e de memória, vômitos, convulsões, coma e até morte”. Ele explica que o organismo também pode manifestar hipertensão arterial, miocardiopatias, hepatite, cirrose, gastrite, dores musculares, diarréia, câncer de boca e de esôfago e alterações cerebrais e neurológicas. “Além de ocasionar uma deficiência nutricional decorrente da falta de vitaminas e minerais como o acido fólico e a vitamina B12”, acrescenta.

Maximo Asinelli é fotografado pela renomada Fabiana Guedes

05/02/2010 às 12:09 am | Publicado em Social | Deixe um comentário
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O médico nutrólogo Maximo Asinelli participou de uma sessão fotográfica especial com a renomada profissional Fabiana Guedes. A intenção de Asinelli foi atualizar seu arquivo de fotos, disponíveis à sua assessoria de imprensa, Toda Comunicação – de quem é cliente há mais de dois anos. Maximo entende a importância de cuidar de sua imagem, tanto pessoal como profissional, e por isso investe em profissionais – da área de comunicação – capacitados para isso.

Nutrientes de alimentos ajudam na prevenção do câncer

04/02/2010 às 4:16 pm | Publicado em alimentação, Data especial, Doenças | Deixe um comentário
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No Dia Mundial do Câncer – quatro de fevereiro – é importante saber diferenciar aqueles alimentos que previnem e ajudam no combater a esse tipo de doença. Segundo o nútrogo Maximo Asinelli, atualmente é imprescindível que as pessoas saibam – ao menos – sobre a composição básica de alguns alimentos para tirar proveito de seus nutrientes e assim levar uma vida mais saudável.
O brócolis, a couve-flor e o rabanete, por exemplo, possuem em sua composição glicosinolatos, que ajudam a prevenir o câncer de mama. O tomate, a melancia, a goiaba, pimenta, entre outros frutos vermelhos, são compostos por licopeno, que ajudam na prevenção ao câncer de próstata. Já a soja, possui a isoflavona que é excelente para a prevenção do câncer de mama e útero.
Com  a alicina, o alho e a cebola – por sua vez – reduzem os radicais livres que são cancerígenos. O azeite de oliva extra virgem tambem é um bom alimento rico em ác.graxos que ajudam a para prevenir a doença. As suas gorduras monoinsaturadase antioxidantes previnem o câncer de intestino.
O consumo de hortaliças também possui seu benefício e importância. A luteína e a zeaxantina presentes ajudam na prevenção do câncer de pulmão. As fibras também possuem a sua importância. A aveia, o arroz e o pão integral, entre outros, previbem o câncer de intestino, pois produzem substâncias que combatem o colesterol e o intestino preso.
“Muitas vezes os alimentos nos oferecem tratamentos como remédios comprados em farmácias. Por isso é importante sabermos o que é bom comer para conseguir manter uma saúde equilibrada”, explica Asinelli.

Dicas para emagrecer comendo em restaurante por kilo – Parte 6

03/02/2010 às 5:00 am | Publicado em Dicas | Deixe um comentário

19 – Nada mais chato que a rotina. No processo de emagrecimento, varie o cardápio. Ficar comendo a mesma coisa diariamente pode dar desejo de fugir da alimentação saudável;

20 – Coma devagar e mastigue bem a comida, pois a mensagem de saciedade demora 10 minutos para chegar ao cérebro e nas pessoas com excesso de peso este tempo ainda é maior. Comendo depressa irá comer mais do que o necessário e assim irá engordar com certeza.

21 – No restaurante , dispense o couvert. Cenoura , erva-doce e pepino em tiras substituem muito bem.

22 – Se você come algo quando a sua taxa de glicose (açúcar) está alta, porque acabou de almoçar , por exemplo , essa beliscada certamente vai virar gordura. Eles aconselham que após um lanche você espere pelo menos duas horas para pôr qualquer coisa na boca.

23 – Durante as refeições , evite tomar água, pois está comprovado que o líquido dilui os sucos gástricos e aumenta o tempo de digestão.

24 – Está comprovado que a mastigação é um fator importante na hora da alimentação. Os médicos recomendam que se mastigue o áximo possível cada alimento. O ideal é mastigar pelo menos 20 vezes cada item na boca. O ato de ingerir um alimento deve ser consciente.

Dicas para emagrecer comendo em restaurante por kilo – Parte 5

02/02/2010 às 5:00 am | Publicado em Dicas | Deixe um comentário

15 – Torne apetitosa a alimentação, mesmo com poucas calorias. Alimente quando estiver realmente com fome, pois assim apreciará e gostará do prato escolhido mesmo com poucas calorias. OBS: Quando a pessoa não está com fome, a tendência é de comer sempre o que gosta, ao invés do que é necessário para matar a fome.

16 – Não abuse do sal. Coma da maneira que está no buffet, não acrescente o sal à comida. Pesquisas comprovaram que o sal retém muito líquido e prejudica quem quer emagrecer, além de ser muito prejudicial ao rim.

17- Depois de engolir cada porção, coloque o garfo na mesa e faça uma pausa antes de reabastecer de um novo bocado. Uma pesquisa realizada recentemente na Suiça comprova que um tempo de intervalo entre uma ingestão e outra de alimento ajuda na melhor digestão de cada um deles, auxiliando quem deseja emagrecer.

18 – Na hora da sobremesa opte sempre pelas frutas. Caso isso não seja possível dê preferencia às sobremesas com frutas, ou então sorvetes e/ou picolés – também sempre se futas. Pesquisadores comprovaram que para esta época do ano – o verão- o melhor é optar por frutas cítricas, como morango, melancia, kiwi, etc.

Dicas para emagrecer comendo em restaurante por kilo – Parte 4

01/02/2010 às 5:00 am | Publicado em Dicas | Deixe um comentário

12 – Evite os alimentos causadores de gases como: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatado carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha. Assim como alimentos que retém líquidos como embutidos, sal em excesso e alimentos processados.

13 – Nunca peça refrigerantes. Opte por sucos de frutas leves, sempre com adoçantes – nunca opte por açúcar. As frutas cítricas, como morango, kiwi, melancia, que são diuréticos. Outra opção é escolher os refrigerantes sem açúcar, os chamados “light” ou “zero”.

14 – Conheça as calorias dos principais alimentos, principalmente aqueles básicos do seu dia-a-dia. Assim poderá fazer sempre a opção por aqueles menos calóricos . OBS: Faça sempre a troca dos mais pelos menos calóricos na hora de sua refeição. Este é o grande trunfo para mudança nos hábitos alimentares e emagrecer de maneira natural e com saúde. Assim, você não deixa de comer, apenas substitui os alimento.

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