Dicas para emagrecer comendo em restaurante por kilo – Parte 3

31/01/2010 às 5:00 am | Publicado em Dicas | Deixe um comentário

8 – Quando o prato tiver em sua composição leite – só se for desnatado, sempre – e seus derivados ajuda na manutenção do peso. Mas cuidado, nada de abuso! O leite tem entre seus componentes nove nutrientes essenciais, entre eles: cálcio, vitamina A, vitamina D, proteínas e potássio. Estudos demonstram que os produtos lácteos, quando consumidos como parte da dieta saudável, incrementam a qualidade alimentar e nutricional e ajudam a diminuir o risco de osteoporose, hipertensão, obesidade, câncer, dentre outros.

9 –Monte seu prato sempre com 20% a menos de comida do que normalmente colocaria se não estivesse com a preocupação de emagrecer. Pesquisa realizada em 2004 em Chicago(EUA) comprova que se o estômago passar a receber menos alimento do que recebia anteriormente passa a utilizar a gordura corporal para repor a falta;

10 – Quem deve lembrar a você de comer é o seu estômago, e não você ou o horário. Ele sabe fazer um verdadeiro escândalo na hora certa. Portanto não se preocupe em achar que não vai saber ouvi-lo. Para que toda e qualquer iniciativa dê certo aprenda a diferenciar fome de apetite. Portanto se estiver na hora do almoço e você não estiver com fome, não coma. Procure obedecer sempre o seu estômago;

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Dicas para emagrecer comendo em restaurante por kilo – Parte 2

30/01/2010 às 5:00 am | Publicado em Dicas | Deixe um comentário

4 – Capriche na proteína. Opte por carnes magras, feijão, ovos e peixes.  De todos os nutrientes, a proteína é a que mais libera um hormônio precioso para quem quer emagrecer, o hormônio da saciedade;

5 – Aposte nas sopas. Pesquisadores afirmam que quando comemos alimentos sólidos acompanhados de líquidos – como água ou sucos – eles seguem pelo sistema digestivo e o volume no estômago fica menor. Por isso, a comida é processada mais rapidamente pelo organismo. Já uma sopa bem grossa, batida, demora mais para ser digerida. Você fica satisfeito por muito mais tempo;

6 – Na escolha do molho sempre opte por molhos de tomate aos com a base de queijo, que são extremamente gordurosos e altamente calóricos;

7- Quando o prato tiver maionese e/ou creme de leite em sua composição evite e os substitua por vinagrete, azeite e molhos à base de iogurte;

Dicas para emagrecer comendo em restaurante por kilo – Parte 1

29/01/2010 às 11:17 am | Publicado em Dicas | Deixe um comentário

1 – Primeiramente opte por trocar de prato. Experimente trocar o prato normal do almoço por um prato de sobremesa. Apesar de acomodar 40% menos comida, o fato de vê-lo cheio é um excelente motivador psicológico.Se você trocar o prato que você come por um menor, provavelmente você comerá 22% a menos. Foi feito um teste em um cinema no qual foi dado as pessoas que estavam no cinema pacotes grandes e gigantes de pipoca. As pessoas nem conseguiram comer toda a pipoca. Mas as que estavam com o pacote gigante, comeram 45% a mais. O fato é explicado pela dificuldade que as pessoas tem em parar de comer.

2 – Nunca coma cansado e com pressa. Caso esteja na correria pare, descanse e respire mais profundamente por 10 minutos antes de se servir no buffet;

3 – Procure alternativas. Faça uma lista dos alimentos que você mais gosta sem se preocupar com a quantidade de calorias. Procure achar alimentos mais saudáveis para cada item desta lista. Se você adora o pãozinho francês, troque por um pão integral. Os doces podem ser trocados por frutas como manga, mixirica, melão. Troque o chocolate por sobremesas com frutas;

Maçã deve ser ingerida pelo menos duas vezes ao dia

28/01/2010 às 1:45 pm | Publicado em alimentação | Deixe um comentário
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Pesquisas têm comprovado os benefícios da ingestão frequente da maçã para a saúde. O ideal é que se coma pelo menos duas maçãs ao dia, pois é uma fruta muito rica em fibras, flavonóides e antioxidantes, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim no sangue e assim ajudam a combater os problemas cardíacos. 
Estudos também comprovam que na mação estão presentes algumas substâncias que impedem o surgimento, o crescimento e expansão de células cancerígenas, principalmente nas mamas e cólon.
A maçã também é muito rica em pectina, taninos e ácido málico que, entre outras funções, ajudam a amenizar problemas do sistema digestório, como diarreia e constipação intestinal. Além disso, seus nutrientes previnem o aumento das taxas de colesterol e mantêm os níveis ideais de glicose e triglicérides no sangue. A casca também possui valor altamente nutritivo.
Essa fruta também auxilia na dieta emagrecedora, retarda o envelhecimento e ajuda a proporcionar uma maior capacidade respiratória, devido ao alto número de antioxidantes presentes na maçã. Além disso, ajuda a combater problemas pulmonares e  protege os pulmões dos efeitos da fumaça, o que é uma ótima alternativa para os fumantes passivos.
Portanto, além de ser totalmente fácil de transportar para qualquer lugar também possui um preço acessível a várias camadas sociais da população. A mação proporciona todas essas facilidades e ainda é totalmente benéfica para à saúde humana.
Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)

Nutrólogo usa a era digital para melhorar a comunicação com seus pacientes

27/01/2010 às 1:13 pm | Publicado em Tecnologia | Deixe um comentário
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A internet virou uma mania mundial. Suas funções são variadas, pode ser usada desde entretenimento até para atividades profissionais. No Brasil a sua representatividade é muito grande, pois atinge atualmente cerca de 60 milhões de brasileiros de todas as faixas etárias, que passam 24 horas por dia – todos os dias do mês – conectados na internet. Esse índice representa a maior média de uso do mundo. Aproximadamente 90% desses usuários – designados como consumidores 2.0 – utilizam como forma de interação as redes sociais. Por sua vez, essas chamadas mídias sociais são compostas por comunidades, sites, blogs, fotologs e outras ferramentas da web.

Para acompanhar essa nova tendência digital as empresas também estão aderindo ao novo sistema virtual. Elas investem em redes como Facebook, Orkut, Twitter, Youtube, blogs e portais colaborativos para atingir o seu público alvo e analisar o feed back sobre os seus produtos e serviços.

De acordo com o nutrólogo Maximo Asinelli as mídias sociais devem ser inseridas na vida profisisonal e pessoal de qualquer pessoa e empresa. “Eu aderi à essa nova moda e consigo sentir a diferença. Consigo manter uma conexão com todos os meus clientes por meio do mundo digital, seja por e-mail, pelo site da minha clínica e msn”, conta o especialista.

Asinelli possui ainda um orkut de sua clínica, dois blogs – https://maximoasinelli.wordpress.com e http://www.bemparana.com.br/maximosaude – que são utilizados para postar artigos sobre alimentação adequada, um clipping blog – espaço com dados sobre todas as matérias jornalísticas que saem na mídia à seu respeito e um twitter.

Leite deve ser consumido por pessoas de todas as idades

21/01/2010 às 11:03 am | Publicado em bebidas | Deixe um comentário
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O leite deve ser inserido na dieta diária de qualquer pessoa, independente da idade. Ele é uma fonte muito rica de cálcio, que ajuda a manter os ossos mais fortes e também é vital para as funções nervosas, contração muscular e fluxo sanguíneo. Possui ainda oito tipos de vitaminas e minerais essenciais ao organismo humano.
Dentre as vitaminas que aparecem no leite pode-se citar a vitamina A, que tem como função manter a normalidade da visão e da pele, além de ajudar a regular o crescimento das células e integridade do sistema imunológico do corpo.
Outra vitamina presente é a B12, que é essencial para o bom equilíbrio do sistema nervoso. Já a vitamina D promove uma melhor absorção do cálcio e fósforo, melhora a função pulmonar, estimula as secreções hormonais e influencia a mineralização óssea, que é o fortalecimento dos ossos.
Além disso, pode ser encontrado no leite o potássio – responsável por regular o equilíbrio da pressão sanguínea no organismo – e o fósforo, que ajuda na geração de energia nas células do corpo. A niacina também está presente. Ela mantém o funcionamento normal das enzimas e ajuda o organismo a processar os açúcares e ácidos graxos. É importante também para o desenvolvimento do sistema nervoso. Já a riboflavina ajuda na produção de energia nas células do organismo.
O leite ainda ajuda no tratamento contra anemia, que é falta de ferro no organismo. Pelo fato do leite possuir esse nutriente em grande quantidade é muito recomendado para pessoas que apresentam esse tipo de problema. O leite humano também é muito rico em ácido alfalinolênico, que são ácidos graxos, ou seja, moléculas de gordura. Esse tipo de leite contém cerca de 11% de ácido linoléico (enquanto que o leite de vaca possui apenas 1%), 0,4% de ácido gama – linolênico e 0,4% de ácido araquidônico. Esses ácidos graxos auxiliam o organismo contra infecções e alergias, além de previnir distúrbios metabólicos e obesidade. Vale lembrar que pessoas com alergia ou intolerância à LACTOSE devem substituir o leite por LEITE de baixa lactose ou leite de SOJA com Cálcio, que também é uma ótima fonte protéica.

Melancia é uma das frutas mais recomendadas para o verão

19/01/2010 às 5:00 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário
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A melancia está totalmente em alta neste verão. É uma fruta muito refrescante, pois cerca de 90% de sua polpa é constituída por água, de maneira que fornece água e sais minerais para um equilibrado funcionamento do organismo. Além disso, é antioxidante e diurética, já que reduz a retenção de líquidos. Já o seu poder antioxidante está associado à redução do risco de alguns tipos de câncer, principalmente do pâncreas, pulmão, cólon e próstata.
Para prevenir o câncer de próstata, é aconselhável também aos homens beber o suco de melancia batido juntamente com as suas sementes, que são altamente nutritivas.
Essa fruta possui ainda propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.
O melhor de tudo para essa época do ano – em que todos gostam de cuidar ainda mais do corpo – é que a melancia não engorda e tem inúmeras propriedades nutritivas, como as vitaminas A, B e C e alguns minerais, como o cálcio, o fósforo e o ferro.
A melancia também apresenta uma elevada quantidade de licopeno, que é uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres – substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células e fazem com que a pele perca firmeza e elasticidade.
Além disso, a fruta apresenta um efeito calmante sobre a mente e as emoções. É recomendado – neste caso – ingeri-la separadamente das suas sementes, que são altamente oleosas. Interessante também pode ser juntá-la a cerejas sem caroço. Essa combinação é excelente método natural para combater o estresse e também ajudar nos cuidados com a pele.
Pode-se dizer ainda, de acordo com estudos realizados nos EUA, que a melancia atua contra a impotência sexual, pois possui um nutriente – a citrulina – que age de forma semelhante ao princípio ativo do viagra.

Maracujá deve ser inserido na dieta do verão

18/01/2010 às 2:21 pm | Publicado em alimentação, bebidas | Deixe um comentário
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Para cuidar do bom equilíbrio da saúde neste verão e também manter a boa forma é recomendado que se consuma cinco porçoes de frutas diariamente(OMS). O maracuja – caractarístico do clima tropical – pode ser bastante consumido nesta época de muito calor.
O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá. Existem várias espécies da fruta, mas as mais conhecidas são a maracujá mirim, maracujá melão, maracujá guaçú e maracujá do iguapó.  Os que possuem a casca enrugada são os mais doces, enquanto os de casca lisa são mais ácidos (azedos). Ele pode ser usado na fabricação de sucos, xaropes, sorvetes, vitaminas, frutas amassadas, sopas, mousses, caldo de feijão, dentre muitas outras maneiras, basta usar a criatividade.
Cada 100 gramas de maracujá possui apenas 70 calorias. Além disso, sua propriedade de nutrientes é muito benéfica à saúde, pois é rico em vitaminas A, C e do complexo B. Possui ainda uma boa quantidade de sais minerais, como ferro, sódio, cálcio e fósforo.
O maracujá também possui propriedades que agem como calmante natural no organismo humano, além de ser excelente para quem deseja obter mais energia para o dia a dia.
Os benefícios da fruta não param por aí. A fibra de maracujá ajuda na diminuição do nível de colesterol, triglicérides, no bom funcionamento do sistema gastro-intestinal e também no tratamento de diabetes.
A casca do maracujá também ajuda muito no equilíbrio da saúde. Ela é rica em uma substância chamada pectina – fibra solúvel que no nosso organismo forma um gel – que dificulta a absorção de carboidratos, da glicose – produzida no processo digestivo – e das gorduras. Portanto, quem deseja perder perder peso insira a casca do maracujá na dieta.
Dr. Maximo Asinelli. Médico Nutrólogo. CRM-Pr 13037

Preparo das refeições deve ser baseado na escolha dos alimentos mais nutritivos e menos calóricos

12/01/2010 às 5:00 am | Publicado em alimentação, Controle de peso | Deixe um comentário
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A escolha dos produtos no preparo das refeições é difícil diante da vasta variedade de itens opcionais. Deve-se sempre levar em conta o valor nutritivo e calórico de cada alimento. Muitas vezes é recomendado comparar itens semelhantes para fazer a escolha mais adequeda.
Pode-se usar como exemplo a escolha entre as opções presunto e peito de peru. O presunto protege o coração e reduz o colesterol, desde que não seja excessivamente gorduroso nem demasiado salgado. Os seus ácidos gordos monoinsaturados e o ácido oleico previnem as doenças cardiovasculares. Além disso, possui cerca de 40% de proteínas, podendo substituir a carne nas refeições, dosagem necessária para uma boa formação da massa muscular. O presunto é composto ainda ferro fósforo, vitamina E – potente antioxidante – e alta dosagem de cobre, que é essencial para os ossos e cartilagens.
Entretanto, quando comparado no valor calórico ao peito de peru leva desvantagem.  Em 50g de cada, o equivalente a 3 fatias finas, o presunto possui 81 calorias enquanto o peito de peru apresenta apenas 46. Já na composição nutritiva o peito de peru é superior quando comparada a dosagem de zinco e proteínas, uma miligrama, contra 0,5 do primeiro componente, e 14 gramas de proteína presentes no peito de peru contra o gramas do presunto.
O presunto possui mais cálcio – doze miligramas contra dez, mais potássio – 166 miligramas contra 106, e bem mais sódio – 650 superior a 441 miligramas. Entretanto, o presunto é o item que apresenta o maior valor de colesterol nessa quantidade de 50g– 28 miligramas – desfavoráveis às dez miligramas do peito de peru.

Organismo pede reposição de pelo menos dois litros de água diariamente

11/01/2010 às 6:03 pm | Publicado em bebidas | Deixe um comentário
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No verão as pessoas transpiram muito mais do que em outras estações do ano. Por isso é importante a ingestão de água continuamente durante o dia. Água é saúde e não possui calorias, a grande preocupação dos que gostam de manter a forma.
O corpo humano de um adulto possui 60% de água em sua  composição e um recém nascido chega a ter 80% do seu organismo formado por líquidos. Nas pessoas idosas esse número cai para 50%, isso porque conforme envelhece-se o organismo vai desidratando aos poucos. Por isso é recomendado beber de dois a dois litros e meio de água diariamente para garantir a reposição, as perdas líquidas por meio do suor e excrementos. Além disso, a água ajuda a hidratar e fornecer ao organismo os eletrólitos necessários para o equilíbrio de suas funções vitais.
O organismo não possui dispositivo para armazenamento de água, por isso a quantidade perdida deve ser restituída para manter a saúde e a eficiência do organismo. A sede é geralmente um sinal adequado para o consumo de água, exceto em atletas, doentes e idosos, em que a sensação de sede é diminuída.
A água – dentro do organismo – tem a função de fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, auxiliar no transporte de nutrientes até as células, regular a temperatura corpórea – por meio da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos – pela urina e auxiliar na prática esportiva, pois ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga dos músculos.
Além disso, beber água melhora a circulação sangüínea, auxiliando no tratamento de celulite e combatendo a flacidez. Ajuda ainda a diminuir a sensação de fome e os cabelos e a pele também recebem os seus benefícios nutritivos.
Mas deve-se tomar cuidado com a água ingerida. Ela deve ser sempre incolor, não apresentar cheiro e nem gosto. Deve ser filtrada ou fervida e guardada em local tampado e longe de animais domésticos ou produtos químicos.
A falta de água no organismo pode causar alguns distúrbios à saúde, como tontura, fraqueza, náusea, prisão de ventre, espasmos musculares e em casos de desidratação mais severa pode ocorrer dificuldade de respiração, delírio, problemas circulatórios e deficiência da função renal. Quando o organismo perde 20% da quantidade ideal necessária no corpo pode ocasionar a morte.
É importante lembrar que todos os alimentos possuem água, quantidades distintas entre si, mas que são prontamente absorvidas pelo organismo. Por isso a ingestão de aproximadamente dois litros de água/dia deve ser exclusivamente bebendo água. Não adianta trocar a água por sucos industrializados e refrigerantes. O ideal – nesses casos – é a ingestão de sucos naturais sempre adicionados de água.

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