Mel garante uma vida mais saudável e pele e cabelo mais bonitos

26/12/2009 às 6:00 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário
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O mel é um alimento altamente estável e energético, fabricado a partir do néctar das plantas. O sabor e a coloração variam conforme a florada. Porém, as propriedades terapêuticas estão presentes em qualquer tipo de mel puro.
É sabido que o consumo do mel é bom para a saúde todos já sabem. Mas desconhecem a vasta especificidades de benefícios ao organismo humano. Especialistas dizem que se deve tentar trocar o uso do açúcar pelo mel. Além de ser um saboroso alimento, possui propriedades contra bactérias, anti-séptica, cicatrizante e também revigorante.
Os seus minerais são assimilados facilmente e contribuem para a  manutenção do esqueleto – com o cálcio – e para a regeneração do sangue – com o ferro. Tem um alto poder nutritivo, pois é um substituto ideal do açúcar industrial ou refinado. As suas enzimas facilitam a boa assimilação de outros alimentos, além de ser um bom remédio contra a fadiga, devido ao fornecimento de hidratos de carbono de absorção rápida e pela fácil reposição das reservas gastas.
Além de açúcares, como a glicose e a frutose, o mel é composto por vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais – cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio, entre outros – e um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).
O mel serve como remédio para gripes e resfriados, tosse e dor de gargante, além de auxiliar no tratamento de doenças do coração, visão, pulmão e anemias. Além disso, contém alto teor de fibras solúveis, funcionando como regulador intestinal e facilitador da digestão. Possui também propriedades antimicrobianas e anti-sépticas, que ajudam na prevenção de infecções e  cicatrização de feridas. Além disso, o mel possui oligo-minerais – como selênio, manganês, zinco, cromo e alumínio – que contribuem para o bom funcionamento do corpo.
Além de benefícios medicinais o mel é recomendado por especialistas na área de cosmética para cuidados com o cabelo e com a pele. Portanto, o consumo do mel faz bem para o corpo, pele e também para o paladar.

Pratos com atum para as ceias de fim de ano são uma excelente escolha

25/12/2009 às 6:00 am | Publicado em alimentação, Data especial | Deixe um comentário
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Uma boa opção para as ceias de fim de ano é algum prato que contenha atum em sua composição. Além de ser saboroso, leve e de baixo valor calórico, o atum é altamente saudável ao organismo humano. Especialistas recomendam o alimento pelo menos duas vezes por semana,  pois o seu consumo ajuda a prevenir doenças como a hipertensão e ataques cardíacos. Sendo um peixe, o atum também ajuda a diminuir o cansaço mental e, consequentemente, reduz também o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer em adultos e idosos. Possui ômega 3 – que é o verdadeiro tesouro do atum. Este ácido polinsaturado – ao contrário do que possa parecer – ajuda na redução de doenças cardiovasculares, formação de coágulos e acidentes vasculares cerebrais, protegendo ainda o organismo contra determinados tipos de especificidades cancerígenas ( mama, cólon e próstata). Facilita ainda o desenvolvimento da retina e do cérebro em crianças e é terapêutico em doenças inflamatórias da pele. Além disso, atua diretamente nas células nervosas é também auxilia no tratamento de problemas de sono, ansiedade e depressão. O atum também é uma importante fonte de proteína, essenciais para a estrutura muscular do corpo humano. As vitaminas A, B e D também estão presentes no atum, assim como os lipídios e sais minerais, como o magnésio, cálcio e fósforo , que fortalecem os ossos e arcada dentária. Entretanto, ao preparar um prato com atum deve-se ter muita cautela para que o peixe não perca suas propriedades e nutrientes originais, extremamente benéficas à saúde. É aconselhável optar pelo atum em saladas, grelhados ou assados, de maneira que se evite sempre a fritura. Desta maneira, existem muitas opções para para a ceia de Natal e Ano Novo com prato com atum.

Frutas de “Natal” garantem sabor e muita nutrição à saúde

24/12/2009 às 6:00 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário
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Com as festas de fim de ano aproximando-se é importante a preocupação com o excesso de calorias ingeridas. O importante é sempre manter o equilíbrio e comer um pouco de cada item, sem abusar ou repetir a porção. Esse é o segredo. Dentre os itens sempre presentes nas ceias de fim de ano estão as frutas oleaginosas – muito conhecidas como frutas de “Natal” – que são consideradas de alto valor calórico. Como exemplo, 100 gramas de castanha de caju possui 914 calorias e a mesma quantidade de castanha do Pará possui 1.049 calorias, tanta caloria quanto dois quilos de abacaxi. A noz e a  macadâmia apresentam 710 calorias, em 100 gramas. Na mesma quantidade a amêndoa e o pistache possuem 640 calorias e a avelã 633. Entretanto, ingeridas com equilíbrio as oleaginosas são fontes importantes de nutrientes para o organismo. Na castanha de caju pode-se encontrar os aminoácidos – que são fontes de formação de proteína; o cálcio – responsável pelo fortalecimento da massa óssea e dos dentes; carboidratos – que armazenam e transportam energia; o ferro – que trabalha na formação da hemoglobina, na produção de proteínas e no transporte de oxigênio; as fibras – que auxiliam no trabalho do intestino grosso; o sódio – que atua no processo de contração muscular e ajuda na absorção de nutrientes pelas células; o fósforo – que juntamente com o cálcio, ajuda a formar e a manter os ossos e os dente fortes; além das gorduras monoinsatiradas – que reduzem os níveis de LDL, chamado colesterol ruim. As proteínas – que formam os hormônios, anticorpos e os componentes básicos das células – também está presente da castanha de caju, assim como na castanha do Pará. Na noz encontram-se em sua composição os aminoácidos, o ômega-3 – relacionado à diminuição do crescimento de células cancerígenas no organismo; o potássio- essencial para a transmissão do impulso nervoso e aixílio no controle da hipertensão arterial; a vitamina B6 – que atua na produção de células do sistema nervoso e na formação do sangue; e a vitamina E  – também encontrada nas avelãs, amêndoas e castanhas do Pará – que é antioxidante e também atua no processamento da glicose. Já o pistache possui cálcio, ferro, vitamina B6, carboidratos, cobre – que participa do combate aos radicais livres no transporte do ferro; fibras, fósforo, potássio, gorduras monoinsaturadas, magnésio – que ativa os receptores de insulina, que convertem açúcar em energia e o selênio- antioxidante, que trabalha no bom funcionamento da glândula tireóide. A vitamina A e a B1 também estão presentes no pistache, a primeira responsável pela proteção da pele e mucosas, auxílio na função da retina e contruibuição para um bom funcionamento do sistema imunológico; e a segunda – encontrada também na avelã e na macadâmia – melhora a circulação, a formação de sangue e o metabolismo de carboidrato. O zinco ajuda no combate a infecções, agiliza o processo de cicatrização e ativação da memória. Ele está presente no pistache e na amêndoa. Já na avelã estão presentes o cálcio, carboidratos, a vitamina B1 e a vitamina C, poderoso antioxidante, que ata no combate a formação dos radicais livres. A macadâmia, por sua vez, é composta por ferro, fibras, fósforo, vitamina B1, e vitaminas B2 e B3 – a primeira atua na formação de hemácias, na produção de anticorpos e na respiração celular e a segunda favorece o bom funcionamento do sistema nervoso, reduz o colesterol e melhora a circulação. Nas amêndoas destacam-se as fibras, o ômega-3 e o potássio. E por último, nas castanhas do Pará encontram-se o ômega – 3, proteínas e selênio.

Cebola possui um mau hálito necessário

22/12/2009 às 7:00 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário
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Quando se ouve falar em cebola a primeira coisa que vem à mente é o mau hálito e ardor seguido por lágrimas, quando se corta. São mais de 600 espécies. A cebolinha verde – muito utilizada como tempero – é tida como um broto da cebola, e assim como a cebola mais comum podem ir para a panela ou para uma travessa de salada. 
Toda a imagem ruim da cebola deve ser relevada, pois o seu consumo é extretamente eficaz para a saúde. É uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais, todos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além das vitaminas C e E, no bulbo contém flavonóides, destacando-se as antocianinas – importante na prevenção da degeneração das células dos mamíferos e humanos – e a quercetina – que possui uma potente atividade antioxidante, isto é, aquela capacidade de anular os radicais livres, as moléculas que prejudicam as células. Ela também é rica em compostos enxofrados, que fazem parte do seu óleo essencial e que actuam sobre as vias respiratórias, melhorando a expectoração.
Existem estudos comprovados de que os componentes nutricionais da cebola diminuem o risco de tumores de estômago, intestino e próstata, dentre outros.Sabe-se que a cebola atua contra fungos que provocam micoses e também dificulta a ação das bactérias, dentre elas as causadoras de distúrbios gástricos e de cáries. Ameniza também os sintomas da asma, diminui os riscos de atesclerose e de trombse, além de combater inflamações no organismo. 
O Ministério da Agricultura do governo australiano revelou recentemente que porcos que tiveram uma dieta rica em gorduras obtiveram um decréscimo de 15% em seus índices de triglocerídeos quando a cebola foi incluída em suas refeições.
Desta maneira, o recomendado é ingerir – ao menos – duas cebolas semanalmente. Com isso, consegue-se reduzir em 56% o perigo de câncer de laringe, em 43% o de ovários e em 25% o de rins.

Social na Hípica

21/12/2009 às 7:00 am | Publicado em Social | Deixe um comentário

Eloy Biesus, proprietário da Helisul Taxi Aéreo e patrocinador do evento, com o médico nutrólogo Dr. Maximo Asinelli, no último campeonato da Hípica de 2009.

Frutas em cáspulas

18/12/2009 às 7:00 am | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário
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As frutas são reconhecidas fontes de vitaminas, fibras e mineirais. São extremamente importantes da dieta do dia a dia. Evidências epidemológicas têm demonstrado que o consumo regular de frutas e vegetais está associado a diminuição da mortalidade e morbidade por algumas doenças crônicas não transmissíveis. Fitoquímicos com ação antioxidante, presentes nesses alimentos, exercem função protetora no organismo. 
Com a correria do dia a dia muitas pessoas não possuem tempo ou até mesmo esquecem de se alimentar corretamente. Pensando nisso, os laboratórios trazem ao mercado uma concentração de frutas em uma cápsula, para ser tomada diariamente. A intenção é fortalecer o sistema imunológico e combater os radicais livres.
Nessa cápsula são encontradas doses controladas de cenoura, papaya, tomate, laranja, abacaxi e beterraba. Cada componente exerce uma função necessária ao organismo. A cenoura é uma grande fonte de vitamina A, necessária ao bom estado da visão, pele e mucosas. Os sais mineiras, fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio ajudam no bom equilíbrio do organismo, e a vitamina B – que ajuda a regular o sistema nervoso e aparelho digestivo –  também estão presentes na cenoura.
Na papaya estão presentes nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam no bem-estar do organismo. O tomate é rico em licopeno – pigmento  que dá cor ao tomate, e é considerado eficiente no tratamento contra câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imonulógico , vitaminas de complexo A/B, fósforo, potássio, além de ácido fóilico, cálcio e frutose. A laranja, por sua vez, é rica em vitamina C e em sais mineiras, como o fósforo, cálcio e ferro. O abacaxi apresenta propriedades anti-inflamatórias e atua na ativação de leucócitos. Além de ser rico em vitamina C, fibras solúveis. Possui também quantidade significativa de vitamina B6, folato, tiamina, ferro e magnésio. Já a beterraba, possui vitamina C, folacina e carotenóides, incluindo beta-caroteno e um fotoquímico bioflavonóida, chamado antonianina, que é um poderoso antioxidante, poitencializador da vitamina C.

Casa de Dança Tatiana Asinelli promove evento com Casa de Dança Carlinhos de Jesus

17/12/2009 às 11:27 am | Publicado em Dicas | Deixe um comentário
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A Casa de Dança Tatiana Asinelli promove neste domingo (20) o Baile de Final de Ano. O evento será realizado no  Clube Duque de Caxias, a partir das 19h, e contará com apresentações de dança. Três professores virão do Rio de Janeiro para a ocasião, devido a uma perceria entra a Casa de Dança Tatiana Asinelli e a Casa de Dança Carlinhos de Jesus, muito conhecida nacionalmente.
Os ingressos custam R$ 10,00 – adquiridos antecipadamente – e R$15,00 na hora.  Mais informações podem ser obtidas no site http://www.casadedancacuritiba.com.br/

Alho e azeite formam a combinação perfeita para quem deseja uma alimentação saudável

17/12/2009 às 7:00 am | Publicado em alimentação | Deixe um comentário
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A utilização no alho na alimentação impede a trombose, é antibiótico contra vírus e bactérias, limpa as veias respiratórias e facilita a circulação em artérias e arteríolas, melhorando o funcionamento de todos os órgãos do organismo. Juntamente com o azeite, ele traz inúmeras colaborações à saúde. Eles ajudam no tratamento contra hipotireoidismo, pressão e colesterol altos, problemas cardíacos e pulmonares.
Além de ser usado diariamente no feitio das refeições, existem algumas maneiras da inserção do alho e azeite na alimentação que podem ser utilizadas para obter um melhor aproveitamento dos benefícios que o alho proporciona ao organismo.
Uma delas é usar três dentes de alho pequenos ou dois grandes, bem picados direto no prato. Servir normalmente a comida no prato e depois colocar uma colher de sopa de azeite de oliva por cima de tudo e comer.
Outra maneira é juntar o alho cru esmagado com o azeite. O azeite atenua o cheiro e o gosto do alho e  não deixa bafo halitoso no dia seguinte. Deixar repousar o macerado por pelo menos duas horas antes de usar. Pode-se utilizar um caldo de carne, galinha ou de legumes bem quente e derramar sobre a mistura do alho com azeite. E depois é só passar no pão, preferencialmente os integrais. Esta é uma combinação é indicada principalmente para crianças e idosos e pode ser consumida no período da noite, por ser calmante proporciona um sono reparador e profundo, além de todos os benefícios já citados anteriormente.

Maximo convidado de honra na Sociedade Hípica Paranaense

16/12/2009 às 7:00 am | Publicado em Social | Deixe um comentário
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O médico nutrólogo Dr. Máximo Asinelli com sua filha Nicolle e com o seu sobrinho, Thiago Asinelli, na Sociedade Hípica Paranaense, durante a última etapa do 9.° Ranking.

Dr. Maximo Asinelli ministra aula de extensão universitária em transporte aeromédico

15/12/2009 às 9:37 pm | Publicado em Transporte Aeromédico | Deixe um comentário
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O Dr. Maximo Asinelli foi um dos professores convidados do curso de extensão em pós-graduação de transporte Aeromédico, realizado no último fim de semana, na Universidade Positivo. O curso – primeiro  nessa área no Paraná – teve como alunos participantes médicos, enfermeiros e pilotos.
“Fui convidado a ministrar uma parte desse módulo de especialização. O nosso objetivo era preparar e capacitar os alunos na medicina aeroespacial, procedimentos e fisiologia de vôo. Acredito que conseguimos o nosso objetivo, pois o curso foi um sucesso”, garante o Dr. Asinelli, médico credenciado pela ANAC e coordenador do transporte aeromédico Unimed/Helimed para a base do sul, centro-oeste e Mercosul.
A coordenadora do curso foi a Enfº Michelle Taverna, que é a referência no Brasil nessa especialização pelo Ministério da Saúde.

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